Pesquisas Anteriores


CASOS DE SUCESSO

 

A pesquisa de mercado para cinema já demonstrou sua eficiência em:

a) Reduzir os investimentos ineficientes: quando o target do filme não está definido por critérios objetivos, investimentos em propaganda no target errado acontecem regularmente.


O screening permite definir de maneira estatística o target para filme: faixa etária, sexo, classe social ajudando a optimizar os investimentos.

 

 


 

Case A: “TROPA DE ELITE 2”

 


Existiam dois trailers para o lançamento de “Tropa de elite 2” que seriam usados em São Paulo e no Rio de Janeiro. No teste desses trailers foi observado que os cariocas preferiam o primeiro e os paulistas o segundo demonstrando estes últimos rejeição ao primeiro trailer. A distribuidora remodelou a repartição dos trailers colocando o trailer 1 só no RJ e o trailer 2 só em SP.

 

b) Aumentando o impacto e o recall das peças de divulgação:slogan, cartaz, trailer e spots TV/Radio foram testados no publico real. As forças e fraquezas definidas de maneira objetiva permitem aumentar a eficiência das peças.

 

 


 

CASE B: “DE PERNAS PRO AR”

 

O screening revelou que os homens gostavam muito do filme, mas não tanto do trailer e do cartaz, por que não se reconheciam nessas peças de divulgação. A alteração do cartaz foi realizada para incluir o pai e o filho na arte. No trailer ajustes similares foram realizados. A campanha do filme se-transformou de um filme “feminino” para um filme “família”.

 

c) O screening também permitiu identificar os pontos fracos do filme(barriga, final, inicio). Quando for possível, ajustes na edição do filme são realizados para aumentar apreciação do filme. O boca a boca está assim optimizado.

 

 


 


CASE C: “MUITA CALMA NESSA HORA”

 

O publico alvo era definido subjetivamente como principalmente composto por mulheres. O screening revelou que os homens gostavam tanto do filme quanto as mulheres. Por tanto o reajuste na estratégia da campanha foi realizado e o filme conseguiu um excelente resultado.


Vários reajustes no filme foram realizados para eliminar barrigas observadas e melhorar o final, optimizando o boca a boca positivo.


d) Ajuste na campanha: o tracking permite ajustar a campanha nas diferentes praças estudadas. E por tanto optimiza o impacto da companha no publico.

 

 


 

CASE D: “CILADA.COM”

 

Durante o tracking do filme “Cilada.com” foi observado que os paulistas tinham mais dificuldade a se interessar pelo filme, quando já existia uma grande expectativa no Rio de Janeiro.

 

Os investimentos e marketing em São Paulo foram aumentados há duas semanas antes do lançamento. O filme fez um ótimo resultado nas duas cidades.